domingo, 25 de agosto de 2013 - , , 7 comentários

Habemus água quente na cozinha ( Ou a saga da torneira ) - parte 2

Sábado, nove e pouquinho da manhã... eu ainda trêbada de sono, meio grogue por conta da medicação pra coluna, sem falar que tinha ido dormir tarde na noite anterior dando apoio moral via SMS pro marido lá no Chile ( ele tinha ficado preso na empresa até tarde, por conta de alguns pepinos ). Chega seu Luís pra fazer a instalação elétrica da torneira...
Inicialmente, ele iria tirar as medidas para sair com mamãe para comprar o material necessário, então, estava tranquilo, sem barulho de furadeira, ainda...
Quando ele abre o quadro de luz, começam a aparecer os abacaxis...

- D. Diana, olhe... quando fizeram a instalação desse quadro, eles só colocaram o fio fase e o retorno, não colocaram o neutro...

Confesso a vocês que não lembro muito bem das aulas de instalações elétricas na Escola Técnica ( amigas Engenheiras, me corrijam se eu falar besteira, por favor! ), mas que eu saiba, pra uma instalação ficar correta e segura, é necessário um fase, um neutro e o retorno, no mínimo... ou seja, as coisas já começaram a dar problema daí!

- Tudo bem, seu Luís, quando o senhor sair pra comprar o material, o senhor compra o neutro e instala, tá bom?

Eu sei que agora já não lembro mais direito se foi nessa hora que ele subiu novamente na laje para checar uma instalação que fazia a alimentação para o meu quadro de luz, ou se foi na volta, depois que comprou o material ( mais de 300 conto, assim, em cinco suaves prestações... ô torneirinha cara... )... o que eu sei bem direitinho é que quando ele desceu, foi com a notícia:

- D. Diana, é o seguinte: a senhora estava correndo risco de ter um incêndio na sua casa, a qualquer momento... a instalação que está alimentando seu quadro de luz está toda queimada, carbonizada, pra ser mais exato!

Olha aí que coisa linda que ele encontrou quando subiu no forro:


Que maravilha! Eu com uma bomba dessas em cima da minha cabeça, literalmente, sem ter a menor ideia do que estava acontecendo... e pensa que acabou?

- Além disso, a bitola do fio que está descendo pro seu quadro é inferior à necessária, e quem fez a instalação ligou dois fios descendo pro seu quadro, como se descendo dois fios fosse segurar a carga...

Só notícia ruim, né? Mas aí, dentro desse mar de desespero, pelo menos, seu Luís jogou uma tabuínha pra eu me segurar:

- O fio que a gente comprou pra fazer a instalação da torneira é da mesma bitola necessária pra fazer a alimentação do quadro até a laje, e a quantidade que compramos vai dar pra fazer isso.

Ufa, ainda bem, né? Já pensou se tivesse que sair pra comprar mais fio? Porque a essa altura do campeonato, essa bendita torneira tinha que terminar o dia funcionando direitinho, sem risco de queimar a casa inteira!
Depois de acertarmos tudo, com os extras de mão de obra e tal, seu Luís agarrou-se com o serviço até quase cinco da tarde. Depois de instalar a torneira, consertar a alimentação do quadro, refazer as ligações dentro do quadro, etc, etc, etc, ele teve o cuidado de testar as tomadas da casa, uma a uma, pra ver se estava chegando corrente, e se a corrente estava correta. E olha gente... aqui em casa TEM tomada... Só na cozinha/sala de jantar, são treze... ( não riam: ainda é pouco! ). Achei muito cuidadoso e consciencioso da parte dele, algo de pessoa que se preocupa com o trabalho que faz, e faz como se estivesse fazendo em sua própria casa, sabe?
Aliás, durante todo o trabalho dele em nossa casa, ele sempre teve o cuidado de explicar tudo que ia fazer, e os por quês do que ia fazer, a necessidade de ser daquela forma, e não de outra mais econômica/rápida... eu sou da opinião de que com eletricidade a gente não pode brincar de jeito nenhum, e seu Luís me passou muita segurança e competência no trabalho que fez. E, por todo o trabalho que ele teve, o preço que ele cobrou foi um preço justo. Indico sem arrependimento. Se alguém quiser o contato dele, me manda um e-mail, que eu passo, ok?
Olha como ficou a instalação na área de serviço:


E o que eu aprendi com isso tudo, no final das contas? Primeiro, que nem tudo que parece ser simples à primeira vista, realmente é...confesso que estava pensando em "dar um jeitinho" de instalar a torneira eu mesma! Nunca iria pensar na questão da carga elétrica do fio que poderia não aguentar a potência da torneira, gente! É, instalações elétricas realmente não era a minha matéria preferida do curso de Edificações, então eu não guardei quase nada na cachola! Ia colocar a minha família em risco, sem nem saber!
Segundo, que é muito importante você chamar uma pessoa que realmente seja especialista no problema que você quer solucionar, de preferência indicado por alguém que possa atestar a qualidade do serviço. Sem o conhecimento do seu Luís como Técnico em Elétrica, muita coisa poderia ter passado batido, se fosse um eletricista "curioso", e, novamente, eu estaria colocando a minha família em risco.
E terceiro, esteja preparada para imprevistos, em se tratando de manutenção da casa... quando eu iria imaginar que a instalação de uma simples torneira elétrica na pia da cozinha iria me custar tanto tempo e tanto dinheiro? Entre mão de obra e material elétrico, gastei quase quatro vezes o que paguei na torneira, gente! Como diria marido, saiu mais caro o molho que o peixe! Só que nunca no Brasil eu iria imaginar que as instalações do apartamento estariam com problemas, principalmente pelo fato de termos mandado arrumar quando fizemos a reforma há cerca de dois anos!
Eu até poderia ter desistido e deixado a torneira guardada sem instalar, mas diante dos problemas que foram aparecendo, achei melhor consertar tudo,  garantir a segurança da casa ( imagina se me queima o PS3 do marido?! Ele tem um tangurumango!!! ) e dormir tranquila.
Mas valeu a pena! ( Valeu a pena, E- ê! Valeu a pena, E-ê! Pescador de ilusões... ) Agora, apesar do tempo já ter esquentado ( que calor é esse?!!! ), vai ser muito mais fácil tirar a gorduraiada das panelas!
E, aqui, a torneira finalmente instalada:


Como diria a minha amiga/irmã Debbie: todos comemora! Eeeeee!


Beijinhos,

7 comentários:

  1. Eee, Di! Enfim, torneira instalada e casa segura. Morro de medo das gambiarras... Ainda bem que o seu Luís foi profissional. O pior de tudo é falar que ele foi honesto, como se isso fosse uma qualidade a mais, e não característica que todos deveríamos ter... Aguardo o próximo! Bj e boa semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Lê! E vc acredita que ele ainda pedia desculpas quando tinha que dizer que algo estava errado na casa e tinha que ser refeito? Eu ainda vou ter que trocar toda a fiação que sai do quadro de luz geral do prédio até o apartamento, mas isso vai ser mais pra frente, pq agora meu bolso num aguenta o baque... Beijinhos!

      Excluir
  2. Então foi por isso que vi o foguetório aí pro seu lado! Agora tá explicado. Ainda bem que resolveu.
    Bjns.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk, só você mesmo, Karin! Mas, do jeito que estava, só soltando fogos pra comemorar, mesmo! Bjinhos!

      Excluir
  3. Oi Di, eu tô nessa de descobrir a fundo as surpresinhas de mexer nas instalações da casa, mas que bom que no fim tudo deu certo. Lá em Teresina eu instalaria o contrário, tipo uma geladeira específica pra água da pia =p.
    Sucesso no blog, vou bizoiar tua vida daqui ;)

    bjão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, aí só vai instalando uma geladeira na pia, querido! Pode bizoiar mesmo!!! Huhuhuhu! Bjão!!!

      Excluir
  4. Nossa..realmente é complicado né???A gente fica pensando"Nossa e se tivesse acontecido isso ou aquilo?" Mas a parte boa é q deu tudo certo!!!... :) Bjus

    ResponderExcluir