domingo, 25 de agosto de 2013 - , , 5 comentários

Habemus água quente na cozinha ( Ou a saga da torneira ) - parte 1

Falei para vocês no post anterior que o eletricista tinha vindo em casa ontem... pois é... tudo por conta de uma torneira elétrica para a pia da cozinha... o que parecia uma coisa simples, virou uma verdadeira saga!!!
Primeiro de tudo, meus amigos nordestinos devem já estar me xingando horrores: frescura de torneira elétrica, Diana! Cara... quem mora onde eu morava ( Recife ) não tem a mínima noção do que é água fria! Minha cunhada Elisete e minha irmã Andréa certamente vão dizer que eu continuo não tendo noção ( risos ), pois agora elas moram em lugares mais frios que eu, mas já dá pra ter uma ideia... Pra quem tomava banho frio no inverno e nem chuveiro elétrico em casa tinha, colocar uma torneira elétrica na pia da cozinha pode até parecer frescura, mesmo... mas não é não, gente! As mãos chegam a ficar dormentes e as juntas dos dedos doem de verdade! Mainha, coitada, é quem mais sofre, principalmente porque eu não estou podendo ficar lavando louça por conta da coluna... 
Logo quando vim morar em Campinas, comecei a encher o juízo do marido pra comprar uma torneira dessas para mim, mas ele sempre foi adiando, adiando... só que nessa última friaca que deu, não teve escapatória! Arrastei ele pra Leroy-Merlin, depois pra C&C... e no fim, acabei comprando pela internet, porque todo mundo em Campinas teve a mesma idéia, e todo o estoque de torneira elétrica de 127v tinha esgotado nas lojas... 
Torneira comprada, agora vamos arrumar uma pessoa pra instalar... comecei a perturbar o povo pelo Facebook, e a Flávia, colega do trabalho, até me indicou seu cunhado, mas acabei chamando o seu Luís, eletricista indicado por D. Cida, a senhora que faz a minha faxina, e que merece um post só pra ela. Foi a melhor coisa que fizemos! E foi quando começou a via crucis... nossa e do seu Luís!
Moramos em um prédio antigo, e tanto as instalações elétricas quanto hidráulicas estão uma verdadeira desgraça... quando reformamos o apartamento, mandamos colocar um quadro de luz na área de serviço ( é: o apartamento não tinha quadro de luz! Só a chave geral do apartamento, na garagem do prédio! Que maravilha, não?! ), e o Romulo mandou colocar um registro no cano que descia para o nosso apartamento, da caixa d'água. Tudo lindo, tudo maravilhoso... só que não!
Sobrou pro seu Luís descobrir isto da pior maneira possível. Deu pena, coitado... primeiro, ele teve que subir no forro do prédio, pra fechar a água do apartamento, porque (claro!) não tem registro dentro do apartamento para fechar...
Quando seu Luís subiu na laje, descobriu que o tal registro que marido tinha mandado instalar não fechava a água daqui de casa... ao menos, não a água que chegava na pia da cozinha... e pra completar, depois de muita tentativa e erro, descobriu, também, que a água que alimenta a minha pia da cozinha vem tanto da caixa d'água que fica acima do meu apartamento, quanto da caixa d'água que fica acima do apartamento do meu vizinho da frente... ou seja: pra fazer um conserto na minha casa, tivemos que parar o fornecimento de água do prédio todo... joinha, né? E estou resumindo a história... mais de uma hora de sufoco depois, seu Luís desce da laje pra instalar a torneira...a camisa do coitado, de laranja virou marrom, de tanta poeira e sujeira que tinha no forro!
Fase um concluída: torneira colocada. Vamos para a parte elétrica! Eba! Eba? Eba nada! Quem disse que a bitola do fio que tinha instalado na tomada iria aguentar a potência da torneira? Neeeeem em sonho! Tá, vamos ter que comprar outro fio... só que, epa!!! O fio pra aguentar a potência da torneira não passa pelo conduíte que tá embutido na parede! Tem jeito? Tem: furar a parede pela área de serviço e fazer uma instalação externa com canaleta, pra não ter que furar a parede e depois ter que rebocar tudo e colocar azulejos... meu bolso não ia gostar nada disso. Então tá bom, seu Luís! Mas hoje não dá... vamos deixar pra semana que vem, tá bom? Combinado!
E isso foi na semana passada, gente... ontem, foi a conclusão da saga... mas isso fica pra parte 2 desse post, porque agora vou buscar marido na rodoviária... 

Beijinhos,

5 comentários:

  1. Ufa! Q sufoco!Já passei por uma situação parecida por causa de conduite!!! E qdo vc acha q tá terminando, a saga começa! uhaiahuih mas dá td certo no final!!Bjuss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Hellen... ainda bem que tudo dá certo no final, rs rs rs!

      Excluir
  2. É querida, infelizmente nossas construções são esse lixo. Aqui em casa também estamos passando por um perrengue desses. Troca de prumada de água. Afffff! Mas a sua saga logo acaba. Espero que antes de o verão entrar. Rsrsrsrsrsr. Bjns.

    ResponderExcluir
  3. Após passar uma semana em SC com temperaturas q chegaram a 4°, admito que a água quente é mesmo necessária. Mas que é um crime isso de abrir o chuveiro e esperar q a água esquente, é. Tomei mto mais banho (muito) frio que quente por conta disso, kkkkk - e tbm pq meu cabelo estava uma eca por conta da água quente. Mas na cozinha fica suportável rapidinho...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aff, Debbs, fica não... na cozinha é que fica trash, msmo... água fria num fica suportável em canto nenhum, kkkk!

      Excluir