sexta-feira, 13 de setembro de 2013 - , 3 comentários

Dica de Leitura: Ladrão de Olhos

Título: Ladrão de Olhos - As aventuras de Peter Nimble
Autor: Jonathan Auxier
Editora: Leya

Sinopse ( Leya ):
UM PEQUENO ÓRFÃO CEGO QUE ROUBA PARA SOBREVIVER NAS RUAS DE LONDRES PODE SE TORNAR UM HERÓI?

[...] para vocês que não conhecem nada sobre crianças cegas, saibam que dão os melhores ladrões.
O que o destino reserva a uma criança cega e órfã, que usa seus dotes para roubar todo tipo de objeto de qualquer tipo de pessoa? Uma criança que dorme em um porão escuro e frio durante o dia e é obrigada a sair furtivamente à noite para cometer seus delitos e, assim, sobreviver? 
O que o destino reserva a um garoto de dez anos que já é considerado o maior ladrão que já nasceu?

O destino, caro leitor, reserva a essa pobre criatura três olhos mágicos, que irão levá-lo a uma viagem inesquecível, na qual inimigos e estranhas criaturas estarão à espreita em lugares completamente deslumbrantes e magníficos! O destino lhe reserva um amigo que estará por perto sempre que precisar e aventuras que farão de Peter Nimble, o órfão, o cego, o pobre coitado, um dos maiores heróis que já existiu!

*************************************

Comprei esse livro pelo título e pela capa, confesso... dei uma olhada na sinopse, me pareceu interessante, mas o que prendeu inicialmente foi o "ladrão" no título... e o jeitão de livro infanto-juvenil...

Já li toda a série de Artemis Fowl, outro "ladrão" juvenil famoso no mundo literário, e muitos anos atrás, li O Gênio do Crime, do João Carlos Marinho, quase um clássico no reino dos paradidáticos infanto-juvenis. Então, o tema de ladroagem juvenil (ou de jovens que investigam crimes) não é de hoje que me desperta o interesse.

E, quando na sinopse, eles anunciam que o personagem principal é "o maior ladrão que já nasceu", dá vontade de pagar para ver! Eu paguei, mas esperei o livro entrar numa daquelas super promoções do Submarino, hehehehe.

O ladrão de olhos é gostoso de ler. A leitura flui fácil, agradando tanto a adultos quanto a leitores mais jovens. O personagem principal consegue cativar você, e seu amigo, Sir Tode, também. Você fica torcendo pelos dois durante todas as aventuras.

Quanto aos olhos do título, fiquei curiosa para saber as propriedades de cada par, embora no decorrer da leitura, as propriedades do último par se tornem previsíveis. Mas isso não tira o brilho da história.

Algo que achei interessante foi que na tradução eles optaram por não traduzir alguns nomes de personagens, que foram batizados de acordo com suas características... em alguns casos, há a explicação para o nome, em outros não... confesso que não fui atrás de um dicionário de inglês para descobrir o significado dos outros que não estavam explicados, mas achei interessante terem mantido o original. 

Embora seja um livro claramente voltado para jovens e crianças - é bem o tipo de aventura que um garoto de 10 ou 11 anos gostaria de ler - o autor brinda os adultos com algumas pérolas durante a leitura: algumas frases que convidam à reflexão, de forma sutil e com um humor fino, sobre o ser humano e sua visão (ou a falta dela).

É um livro que tem começo, meio e fim. Embora deixe espaço para a imaginação correr solta após o final, ele tem um "the end". Não fica deixando ganchos para possíveis volumes dois, três, quatro... então, acho difícil ver por aí uma "trilogia Peter Nimble".  

Gostei bastante, e recomendo para quem está procurando uma leitura leve, com aventura, fantasia e mistério!

Beijinhos,

3 comentários:

  1. Antes de mais nada, aviso: SPOILER de Game of Thrones.



    Nossa, pela sinopse fornecida pela editora, lembra MUITO (até demais, pra dizer a verdade), a história de uma personagem do GoT.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bia, pra mim não foi spoiler, rs... não li GoT nem tenho vontade de ler, então não faço a mínima idéia de quem se trata, rs rs rs...

      Excluir
  2. Saudade de ler um livro assim, de narrativa leve e infantil. Deu vontade com seu post. Vou procurar por aqui o que as prateleiras americanas têm a oferecer =) beijocas

    ResponderExcluir